MENU
Inaugurada a Biblioteca Alexandrino Brochado
12/10/2022 11:42 em Sociedade

Foi inaugurada no sábado, dia 8 de outubro, a Biblioteca Alexandrino Brochado, na freguesia de Raimonda, concelho de Paços de Ferreira.

A ideia da inauguração se realizar neste dia foi juntar o aniversário do padre Alexandrino Brochado, que faria, se fosse vivo, 102 anos, à inauguração da biblioteca, “que se encontra dentro das instalações da junta de freguesia e que poderá ser utilizada por todos os interessados”, refere um comunicado da autarquia local.

Foto: Município de Paços de Ferreira

A maioria dos livros que compõem esta biblioteca foram doados por Alexandrino Brochado, que, além do sacerdócio, foi “um Homem de e da cultura, tendo publicado 16 livros ao longo da sua vida”. Foi fundador e presidente da Caritas durante mais de meio século, reitor da Capela das Almas, secretário particular de dois bispos do Porto, professor de religião e moral no liceu Alexandre Herculano e colaborador de inúmeras associações e coletividades do concelho e distrito do Porto.

Foto: Município de Paços de Ferreira

Alexandrino Brochado foi responsável pelas casas conhecidas por “Património dos Pobres” na freguesia, construídas nos anos 60 e 70 do século passado e também pelo acolhimento de mais de cinco mil crianças austríacas vítimas da Segunda Guerra Mundial, tendo sido, por esse feito, distinguido pela República da Áustria com a Gran Cruz de Cavaleiro, Primeira Classe, como forma de reconhecimento.

Foto: Município de Paços de Ferreira

“A minha terra é como a minha mãe, é a mais bela de todas”, escreveu Alexandrino Brochado num dos seus livros. “A junta de freguesia, com mais esta iniciativa, pretende que o nome deste nosso conterrâneo continue a perpetuar nas nossas memórias”, pode ler-se no comunicado da autarquia local.

Foto: Município de Paços de Ferreira

A inauguração contou com a presença do vereador com o Pelouro da Cultura Júlio Morais, reverendo Manuel Brito, executivo da junta de freguesia, presidente e membros da assembleia de freguesia, familiares e amigos.

Foto: Município de Paços de Ferreira
.
Fonte: www.averdade.com
COMENTÁRIOS