MENU
Mil casais celebram a Festa da Família em Paços de Ferreira
04/06/2023 08:44 em Local e Regional

Convite do Bispo do Porto para a renovação dos votos. Entre os convidados estarão 60 pares unidos há 60 anos

 

Para renovar os votos de casamento, dois casais unidos há 70 anos e 60 casados há 60 ou mais anos reúnem-se hoje, domingo, às 15.30 horas, no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira. Na missa, que será celebrada por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, vão também festejar a união 420 pares que se casaram há 50 anos, outros 420 que casaram há 25 anos e 160 que estão unidos há 10 anos.

 

"Para esta celebração jubilar foram convidados todos os casais da diocese que, durante 2023, completem 10, 25, 50 ou 60 anos de matrimónio,", disse este sábado ao JN Luís Lima, do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar da diocese do Porto

 

"Os casamentos católicos estão a diminuir, mas os que optam por casar-se pela Igreja, fazem-no de uma forma muito convicta", referiu Luís Lima.

 

A festa que hoje se realiza pretende reunir os casais que, ao longo deste ano, celebram o matrimónio com números "redondos". A exceção vai para "todos os que completam 60 ou mais anos de casamento" que participam na cerimónia, independentemente da data.

Esta é a vigésima segunda edição do Dia Diocesano da Família que, depois das restrições causadas pela pandemia, volta este ano a juntar no mesmo espaço os casais dos 21 arciprestados que compõem a diocese portuense.

 

Em maior ou menor número, famílias de Amarante, Arouca, Baião, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Santa Maria da Feira, Porto (nascente e poente), Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila Nova de Gaia (Norte e Sul) responderam afirmativamente ao convite feito por D. Manuel Linda para se juntarem na renovação dos votos que realizaram.

 

Os casais receberão uma lembrança alusiva ao evento e, posteriormente, um diploma com uma bênção personalizada comemorativa.

 

 

 

Fonte: www.jn.pt

COMENTÁRIOS