A Europa vai à Escola

Com Carlos Eduardo de Verdier Graf.

A Europa vai à Escola

A atualidade europeia quinzenalmente com Carlos Eduardo de Verdier Graf. “A Europa vai à Escola”
 
 
Bem-vindos a este espaço de opinião quinzenal na Radio Clube de Paços de Ferreira sobre a atualidade europeia que inauguramos com este artigo. O meu nome é Carlos Eduardo de Verdier Graf e sou o coordenador do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega que está sediado em Paços de Ferreira, alojado na Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, e que desenvolve a sua atividade desde 2013. O objetivo deste espaço é o de partilhar convosco algumas das informações mais relevantes da realidade europeia e das suas instituições – como a Comissão Europeia ou o Parlamento Europeu – assim como destacar algumas das iniciativas que o Europe Direct realiza no seu território de atuação que compreende as regiões do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, e os seus 17 municípios: Amarante, Baião, Boticas, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Chaves, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Montalegre, Paços de Ferreira, Penafiel, Resende, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
 
Os Europe Direct têm como missão permitir que os cidadãos disponham de informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia. Atuando sob a alçada da Representação da Comissão Europeia em Portugal, desempenhamos o papel de intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local e integramos uma rede de 15 Europe Direct em Portugal e mais de 400 espalhados por toda a Europa. Promovemos o debate sobre a União Europeia e as suas políticas, a nível local e regional, veiculando informação das instituições europeias adaptada às necessidades locais e regionais. Podem contactar-nos através do nosso email – europedirect@profisousa.pt – ou das nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
 
Feitas as introduções, apresentamos um dos projetos que desenvolvemos e que se intitula “A Europa vai à Escola”, e que consiste em dinamizar sessões de informação europeia junto das escolas da região, com o objetivo de colocar os mais jovens em contacto com a realidade europeia, a história da União Europeia e o funcionamento das suas instituições, contribuindo para a formação de cidadãos europeus conscientes e informados. Regressamos, com agrado, às sessões presenciais na Escola Básica e Secundária de Idães em Felgueiras, na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso em Montalegre. Mantivemos igualmente as nossas atividades online com a Escola Profissional de Cinfães e a Escola Secundária Professor Doutor Flávio Resende de Cinfães. Conversamos com os jovens sobre a construção europeia e sobre os desafios futuros, e verificamos o seu interesse e atenção nestes assuntos, o que levou à partilha de interessantes pontos de vista e saudáveis discussões europeias.  
Inaugurado este espaço de informação europeia, aqui estaremos para, quinzenalmente, trazer até si os temas europeus mais relevantes da atualidade.
 
Até breve!
 
 
Carlos Eduardo de Verdier Graf 
Coordenador do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega
 
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie a sua mensagem e assim que possível respondemos!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.