Atualidade europeia com Carlos Eduardo de Verdier Graf

Com Carlos Eduardo de Verdier Graf.

Atualidade europeia com Carlos Eduardo de Verdier Graf

Atualidade europeia
 
Esta semana trago-vos neste espaço, dois importantes projetos de matriz europeia, um que abrange a totalidade do espaço europeu, e outro realizado em Portugal: a “Conferencia sobre o Futuro da Europa” e o “Summer CEmp 2021”.
 
A Conferencia sobre o Futuro da Europa é uma fantástica oportunidade para os cidadãos da União Europeia fazerem ouvir a sua voz, partilhando as suas opiniões e ideias. Para efetuar a recolha destas propostas o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia criaram uma plataforma online (em https://futureu.europa.eu/), onde os cidadãos, para além de poderem difundir as suas opiniões, podem conhecer e apoiar ideias de outros europeus, e também participar em iniciativas e organizar eventos. 
 
Os resultados desta partilha de pensamentos serão recolhidos e analisados pelo Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia, sendo expectável que até à primavera de 2022 a Conferência chegue a conclusões que proporcionem orientações sobre o futuro da Europa.
 
Adicionalmente, serão realizados Plenários da Conferência, reuniões que serão compostas por representantes do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia, bem como por representantes de todos os parlamentos nacionais, e por cidadãos.
 
Neste âmbito, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega está a participar numa campanha transfronteiriça entre várias instituições da Galiza e do Norte de Portugal no âmbito da “Conferencia sobre o Futuro da Europa”. Intitulada “É o tEU momento”, esta iniciativa visa divulgar a “Conferência sobre o Futuro da Europa” e incentivar a participação ativa dos cidadãos, partilhando as suas ideias para o futuro europeu. 
 
As instituições participantes lançarão um vídeo nas suas redes sociais quinzenalmente, estando já publicado o vídeo do Europe Direct do Tâmega Sousa e Alto Tâmega, que contou com a participação de jovens pacenses, e que pode ser visto nas suas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram.
 
São parceiros nesta iniciativa os Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, do Minho, de Bragança, da Corunha, de Lugo, e a Fundación Galicia Europa, a Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia - Norte de Portugal, a Eurocidade Chaves-Verín, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Instituto Galego do Talento, a Federação Nacional de Associações Juvenis, e a EU Coopero.  
 
 
A segunda iniciativa que destaco, o Summer CEmp 2021, é um seminário intensivo sobre questões europeias que se realiza entre 27 e 30 de agosto de 2021 em Alcoutim. 
 
Durante quatro dias, 30 jovens, estudantes do ensino superior, irão participar em debates, conversas e seminários com variados protagonistas de múltiplos setores da atualidade portuguesa e europeia, dos mais diversos quadrantes: desde a politica, ao desporto, aos media, à cultura. Esta iniciativa contribuirá também para os resultados da “Conferência sobre o Futuro da Europa”, dando voz aos jovens participantes. 
 
O Summer CEmp é um projeto da Representação da Comissão Europeia em Portgal e realiza-se desde 2017, tendo sido interrompida a sua organização em 2020 devido ao COVID-19. Dedicado a envolver os jovens no projeto europeu, o Summer CEmp realiza-se em pequenas localidades históricas, tendo as passadas edições decorrido em Monsanto (2017), Marvão (2018) e Monsaraz (2019).
 
Para participar podem inscrever-se aqui, até às 23h59 (hora de Lisboa) de 18 de julho de 2021, e deverão consultar o regulamento e a página dedicada ao Summer CEmp 2021. 
 
 
Carlos Eduardo de Verdier Graf 
Coordenador do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie a sua mensagem e assim que possível respondemos!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.