Radio Clube Pacos de Ferreira 101.8 FM

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024

Local e Regional

Paços de Ferreira. Recluso escalou muro para fugir, mas foi apanhado

.

Radio Clube Pacos de Ferreira 101.8 FM
Por Radio Clube Pacos de Ferreira...
Paços de Ferreira. Recluso escalou muro para fugir, mas foi apanhado
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dois reclusos tentaram fugir do Estabelecimento Prisional de Paços De Ferreira, na quarta-feira. Um dos detidos arrependeu-se e voltou para trás, mas outro foi avante com a tentativa de fuga, tendo saltado um muro com cerca de três metros de altura, que dá acesso à zona da cozinha. Depois, subiu até ao telhado e saltou para uma pista interior, onde foi detetado por dois guardas prisionais e por um guarda da enfermaria do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa.

A tentativa de fuga ocorreu pelas 13h50, sendo que o recluso, que se encontra em regime de proteção, "aproveitou as fragilidades da hora de almoço", segundo disse o presidente do Sindicato Nacional do Corpo dos Guardas Prisionais (SNCGP), Frederico Morais, ao Notícias ao Minuto.

Ainda assim, o plano saiu frustrado quando, chegado à pista interior, o detido foi avistado não só por um guarda que monitorizava os sistemas de videovigilância, como por uma guarda que se encontrava numa torre de vigia. Já depois de o alerta ter soado, um guarda da enfermaria do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa também viu o recluso, adiantou Frederico Morais.

"Isto mostra que, quando nos dão meios, conseguimos fazer o nosso trabalho de forma efetiva e bem feito", argumentou, uma vez que, ao contrário do que aconteceu na fuga de cinco reclusos no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, "as torres estavam ativas e havia vigilância contínua".

O responsável salientou ainda que, no momento da comunicação sobre segurança levada a cabo pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, a tentativa de fuga "já era conhecida", pelo que o chefe do Governo poderia ter "dado apreço aos profissionais da guarda prisional".

A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), por seu turno, assinalou que o recluso, que "se encontrava em recreio a céu aberto", nunca esteve "em situação de acesso ao exterior". 

"Este ato de indisciplina foi detetado pelos elementos da vigilância em tempo real, tendo o recluso infrator acompanhado, sem qualquer resistência, o elemento da vigilância que foi ao seu encontro. O recluso protagonista da ocorrência está a ser objeto dos procedimentos disciplinares legalmente previstos", disse, em resposta ao Notícias ao Minuto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: www.noticiasaominuto.com
Radio Clube Pacos de Ferreira 101.8 FM

Publicado por:

Radio Clube Pacos de Ferreira 101.8 FM

Rádio de música e palavra, dirigida ao concelho de Paços de Ferreira e às populações influenciadas pela sua cobertura radio eléctrica em 101.8 FM e pela internet em www.radiopacos.pt

Envie a sua mensagem, assim que possível vamos responder ; )