Prevenção da gripe começa em outubro com reforço de vacinas face a 2020

.

Prevenção da gripe começa em outubro com reforço de vacinas face a 2020

O Serviço Nacional de Saúde vai ter 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe disponíveis este ano, o que representa um aumento global de 7% face à época gripal 2020/2021.

Com mais 146 mil vacinas disponíveis, a campanha de vacinação contra a gripe deste ano deverá começar no início de outubro, com a inoculação dos grupos prioritários.

"A primeira fase irá privilegiar novamente utentes de lares residenciais, serviços de apoio domiciliário, centros de acolhimento temporário e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), seguindo-se os profissionais de saúde e mulheres grávidas, também considerados prioritários", esclarece a Direção-Geral da Saúde (DGS), em comunicado.

"À semelhança dos anos anteriores, as vacinas disponíveis em Portugal serão tetravalentes, incluindo 4 tipos de vírus da gripe (2 do tipo A e 2 do tipo B)", informa, ainda, a DGS.

"A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo para evitar a doença grave", particularmente em maiores de 65 anos ou pessoas com doenças crónicas, alerta a DGS.

Em linha com esta preocupação, Portugal disponibiliza a vacinação, gratuita, de todos os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, assim como de pessoas residentes ou internadas em instituições, profissionais de saúde do SNS, bombeiros e pessoas com doenças específicas e com critérios definidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte(s): www.jn.pt
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie a sua mensagem e assim que possível respondemos!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.