Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Requalificação de escolas em Paços de Ferreira vai custar 7,1 milhões de euros
18/09/2023 10:30 em Local e Regional

A requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Pinto Vasconcelos, na cidade de Freamunde, e da EB 2,3 de Frazão, ambas em Paços de Ferreira, vai avançar no valor de 7,1 milhões de euros. Os projetos foram aprovados pelo IGeFE (Instituto de Gestão Financeira da Educação).

 

O investimento total é superior a 7,1 milhões euros, 3.198.506,55 euros são referentes às obras na EB2,3 de Freamunde e 3.969.843,69 euros para a escola de Frazão, sendo que são 85% financiadas por fundos comunitários. “As obras em causa têm como base a beneficiação e adaptação destes dois edifícios escolares para obtenção de conforto e eficiência energética, bem como dotá-los de melhor qualidade de utilização ao nível revestimentos, acabamentos, substituição de portas interiores, adaptação do edifício às regras de Segurança Contra Incêndio e de acessibilidades, estando ainda prevista uma plataforma elevatória entre pisos”, explica o município em comunicado.

 

De acordo com a autarquia, prevê-se ainda que as coberturas sejam revistas, limpas e impermeabilizadas. Todos os edifícios serão dotados de redes de infraestruturas novas, abastecimento de água, saneamento, águas residuais, águas pluviais (com caleiros, rufos e tubos de queda novos), eletricidade e infraestruturas telefónicas, gestão técnica centralizada e painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica, minimizando o consumo geral de energia. Ao nível de revestimentos exteriores, as paredes serão acabadas a ETICS com espessura variável entre 6 a 11 cm conforme projeto da especialidade. Até à altura de três metros, todas as fachadas levarão placagem de granito na dimensão 60x60x3cm com vista à preservação e proteção mecânica das paredes exteriores. Simultaneamente, serão realizadas intervenções ao nível dos pisos, balneários, entre muitas outras.

 

A requalificação tem um prazo de execução de 24 meses.

 

EB 2,3 de Paços de Ferreira e Eiriz aguardam emissão do respetivo parecer

Relativamente às EB 2,3 de Eiriz e Paços de Ferreira, o investimento total previsto ascende a 7,9 milhões de euros, sendo 4.395.995,48 euros para a escola da sede do concelho e 3.579.310,08 euros para Eiriz. “O município aguarda a emissão dos respetivos pareceres favoráveis e consequente financiamento, por forma a que sejam também abertos os concursos públicos”.

 

Na mesma nota, a autarquia explica que o projeto prevê “um conjunto de investimentos similares ao que vai ser realizado nas EB 2,3 de Freamunde e Frazão, dotando o concelho da melhor rede de escolas públicas da região, a que se juntarão, em breve, um vasto conjunto de novas creches e berçários. É também assim que continuamos a construir um grande concelho, com uma forte aposta na educação e na qualidade de vida das nossas famílias”, refere ainda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.averdade.com

COMENTÁRIOS