Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Eurodeputada visitou investimentos em Paços de Ferreira
26/09/2023 13:55 em Local e Regional

A eurodeputada Isabel dos Santos esteve, esta sexta-feira, no concelho de Paços de Ferreira, tendo visitado vários investimentos em curso, apoiados por fundos comunitários, numa iniciaitva que contou com o presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e demais vereadores do executivo PS.

 

Isabel Santos além de ter visitado o projeto da ciclovia que liga as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, visitou as obras em curso da “Residência de Autonomização e Inclusão (RAI) de Ferreira, um equipamento social destinado a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com deficiência e incapacidade que, mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma e as obras em curso da nova creche de Raimonda”. 

 

A autarquia pacense destaca que ao “abrigo da candidatura “Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais – Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o concelho de Paços de Ferreira conseguiu ter aprovados 16 novos projetos sociais: berçários e creches nos centros escolares do concelho, uma estrutura residencial para idosos na Vila de Carvalhosa(ERPI), uma residência de autonomização e inclusão (RAI) e, também, um centro de atividades e capitação para a inclusão (CACI), ambas na freguesia de Ferreira”.

“Num investimento superior a 8,6 milhões de euros, trata-se da maior candidatura de sempre no âmbito das respostas sociais do concelho de Paços de Ferreira (em estruturas ligadas à infância, deficiência e terceira idade)”, acrescenta o município.

 

A eurodeputada realçou que a sua visita teve como objetivos aferir da aplicação dos fundos comunitários em prol daquilo que são as necessidades da comunidade e em projetos impactantes com consequências a nível social e económico.

“A Europa quer ajudar os cidadãos a ter maior qualidade de vida”, expressou, admitindo que o país está expetante face ao novo quadro comunitário de apoio, o designado Portugal 2030.

Humberto Brito destacou, em declarações ao Novum Canal, a necessidade do município continuar a promover e executar projetos como a ciclovia que potenciam a mobilidade urbana de forma sustentável, mas, também, investir nos projetos do foro social, como é a criação da RAI e das creches.

 

“Existem dois centros urbanos que necessitavam de uma ligação que não o tipo de transporte rodoviários, pelo que optamos por promover esta ciclovia e apostar na construção de uma RAI que irá permitir instalar pessoas com deficiências várias, contribuindo para a sua integração na comunidade”, frisou, relevando, igualmente, a aposta em várias creches no concelho, como sendo uma área determinante que irá impactar com aquilo que são as necessidades de inúmeras famílias.

 

 

 

 

Fonte: novumcanal.pt

COMENTÁRIOS