Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
XVIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde pretende “aliar a tradição à inovação”
23/11/2023 18:58 em Local e Regional

A XVIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, vai ter um objetivo “inovador: aliar a tradição à modernidade e sustentabilidade”.

 

As ideias para esta semana gastronómica, que irá decorrer de 1 a 13 de dezembro, foram apresentadas esta quarta-feira, dia 22 de novembro, no Glicínia Boutique Hotel.

 

O capão é um “ex líbris gastronómico”, sendo a tradição proveniente da freguesia de Freamunde. O capão de Freamunde é uma ave nacional com certificação IGP “Identificação Geográfica Protegida” desde 2015 e é um produto de grande importância para a economia local.

 

“Aliar a tradição à modernidade, inovação e sustentabilidade” é o grande mote desta semana gastronómica. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, refere que o capão é “um produto de excelência e tradição. São 300 anos de história do capão. A semana gastronómica traz tanta gente ao nosso concelho, que apesar de conhecido pela indústria do mobiliário de excelência, também tem o capão como uma marca da identidade. Deixo um agradecimento a todas as entidades envolvidas na semana gastronómica. Venham a Freamunde provar o Capão“, foi a mensagem final do autarca.

 

Também o presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, afirmou que é “uma tarde de emoções porque estamos num dos pontos mais altos de Freamunde, na zona da Vista Alegre. Fui um dos sócios fundadores e é um orgulho ver este evento atingir a maioridade, bem como estar presente naquilo que é o virar da era do capão. O capão é intocável e o tradicional acaba por ser um prato único no país, mas precisamos de uma viragem e que o capão tenha outras abordagens”.

Joana Monteiro, em representação da Associação de Criadores de Capãos de Freamunde, referiu que o mais importante “é garantir a autenticidade do capão. Garantir que o produto é homenageado e certificado”.

 

Fernando Melo, o gastrónomo presente no evento, afirmou que “temos pessoas extraordinárias que se vão tornar embaixadoras do capão. É uma nova vaga que vai servir para atrair criatividade, liberdade de pensamento e de execução para o capão. O tradicional é a lógica do capão mas, vamos assistir a uma modernização”.

 

No evento também esteve presente o presidente do Turismo e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, que referiu-se à conferência de imprensa como “a mais fora da caixa” que assistiu. Estes eventos são “um fator do desenvolvimento local. A gastronomia é um dos pilares para as regiões”.

 

A apresentação decorreu durante um showcooking do chef António Loureiro que apresentou quatro propostas de confeção do Capão à Freamunde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.averdade.com

COMENTÁRIOS